Pular para o conteúdo

Nippon, Nippon! Jovens japoneses surpreendem a grande Celeste

17/07/2019

Por Samara Onofre

 

Desde 1993 a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) traz seleções de fora da América do Sul para participarem da Copa América. Na edição de 2019 não foi diferente: Catar e Japão entraram em campo nas terras brasileiras. Em Porto Alegre, os japoneses jogaram com rapidez e confiança e fizeram história. No dia 20 de junho, a seleção do Japão empatou com o Uruguai em 2×2 e foram os asiáticos que abriram o placar.

Era mais uma noite fria na capital gaúcha, o jogo começou às 20h, mas antes disso muitas pessoas já circulavam pelo bairro Humaitá. Pela proximidade dos países com o Brasil, a torcida uruguaia era a maioria e cobria as ruas com seus mantos celestes. Ainda assim era possível ver os japoneses, um pouco tímidos e caminhando rápido para entrar na Arena do Grêmio. Na fila, algumas pessoas distribuíam bandeirinhas do Japão para os que ainda estavam indecisos na sua torcida. 

A seleção uruguaia, com a dupla Edinson Cavani e Luis Suárez, era uma das favoritas ao título. O Japão vinha de uma derrota de 4×0 para o Chile. Nada disso foi obstáculo para o meia Koji Miyoshi que marcou aos 25 e 59 minutos e ganhou destaque como melhor jogador da partida. Os japoneses saíram na frente duas vezes, mas foram alcançados por Suárez, aos 32, com um pênalti marcado pelo VAR, e José Maria Gimenez, aos 66. Os 15 minutos finais foram emocionantes, Cavani tentava marcar de qualquer maneira, mas não conseguia. A seleção asiática avançava nos contra-ataques para tentar mais alguns chutes à gol. A torcida uruguaia ao mesmo que cantava “Soy Celeste, Soy Celeste…” e mostrava o amor pela seleção, estava preocupada e dava espaço para os gritos dos emocionados “Nippon, Nippon…”.

samara 1

Foto: site Conmebol

O jogo ficou ainda mais emocionante para os japoneses quando Tafekusa Kubo entrou no jogo. Com 18 anos, ele é considerado o ‘Messi do Japão’. Hoje contratado pelo Real Madrid, ele é uma promessa e deixou os torcedores animados. O paulista César Santos, tem descendência japonesa e veio à Porto Alegre para ver a seleção japonesa jogar. Ele conta que não pode ver a equipe durante a Copa do Mundo de 2014 e resolveu aproveitar o momento. Empolgado durante todo o jogo, César elogia os jogadores, principalmente o jovem Kubo, mas não nega que gostaria de ter uma dupla como Cavani e Suárez jogando pela sua seleção. Erick Takeda mora em Porto Alegre e conta que foi a primeira vez que viu a sua seleção jogar, para ele, o resultado do jogo foi realmente surpreendente.

O Japão não passou da primeira fase, mas fez uma grande partida empatando com o Uruguai. Com um time em que a base era a seleção olímpica e apenas 6 jogadores da seleção principal, eles pressionaram e deixaram os porto-alegrenses animados. Que venham as Olimpíadas e que o Kubo ainda possa surpreender muito mais nos próximos torneios.

samara 2

César durante a partida. Foto: Matheus Rodrigues.

samara 3

Erick nos corredores da Arena. Foto: Matheus Rodrigues.

URUGUAI X JAPÃO – COPA AMÉRICA – 2ª RODADA DO GRUPO C

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Data e hora: quinta-feira (20/06), às 20h (horário de Brasília)

Público: 39.733 presentes.

Renda: R$ 6.613.630,00

  • Escalação do Uruguai: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Laxalt; Bentancur, Nández, Torreira e Lodeiro; Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.
  • Escalação do Japão: Kawashima; Iwata, Itakura, Ueda e Sugioka; Miyoshi, Shibasaki e Nakajima, Okazaki e Abe. Técnico: Hajime Moriyasu.
  • Arbitragem: Andrés Rojas (COL) apitou a partida, auxiliado por Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL). Nicolas Gallo (COL) foi o quarto árbitro. Diego Haro (PER) foi o chefe da equipe de VAR, com Nestor Pitana (ARG) e Hernán Maidana (ARG) como auxiliares.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: