Skip to content

Poa Kids Run

18/01/2017
foto1

O aquecimento dos pequenos acontecia na cama elástica e nos brinquedos infláveis.

Carolina Carvalho Trindade
carolina.ctrindade@outlook.com

Para quem é adulto e não gosta de esporte pode parecer um esforço impossível acordar cedo no sábado de manhã para passar o dia fazendo exercícios. Mas para as crianças inscritas na Poa Kids Run, que aconteceu dia 20 de novembro nas pistas do Parque Marinha, a corrida significa muitas coisas. Além de saúde e diversão, é uma oportunidade de fazer companhia para os adultos esportistas.

A Poa Kids Run estava marcada para às 10h de sábado, duas horas depois da largada dos adultos, que participavam da terceira etapa da Poa Day Run. Entre uma competição e outra, os pequenos se aquecem com a ajuda dos familiares. No lounge reservado para os corredores, algumas diferenças: brinquedos infláveis e cama elástica ajudavam no aquecimento. Pais e mães viraram personal trainers ensinando alongamentos para as crianças de 3 a 12 anos.

Com uma volta pelo espaço é possível encontrar os pequenos atletas se preparando. A dificuldade de prender os números no peito é explicada pela ansiedade de quem está apenas começando. Inspirados pela mãe corredora, Maria Luiza, de 7 anos, e o irmão Miguel, de 4, participam da primeira corrida. “Eles só treinaram correndo ao redor do pátio”, a mãe Marina explica rindo.

foto2

Miguel e Maria Luiza acompanhados da mãe Marina na preparação da corrida.

Apesar da brincadeira, existe algo muito mais importante envolvendo a corrida infantil. As crianças são inspiradas a correr pelos adultos na suas vidas. Maria Luiza e Miguel nunca acompanharam a mãe nas competições, mas admiravam a felicidade dela quando voltava para casa depois dos dias de corridas. “Vi a oportunidade de eles virem junto e correrem também”, completa.

Mas nem só de iniciantes vive a Poa Kids Run. Luiza, por exemplo, foi campeã em duas baterias nas corridas que aconteceram no Canoas Shopping em março de 2016. A dinda Viviane é a inspiração, participando da equipe Touro Bonorino. Com oito anos, Luiza já tem até grupo de corrida.

Perto das 10 horas da manhã o movimento começa a aumentar no pórtico inflável destinado para a corrida infantil. As distâncias já estão marcadas na pista e a ansiedade surge também nos adultos. “       De onde será que vai ser a largada?”. Com uma faixa etária bastante extensa, a dúvida é compreensível. As crianças são divididas em quatro categorias: entre três e quatro anos, correm 50m; dos cinco aos seis, 100m; sete e oito, 300m; e dos nove até os doze anos, 400m.

As corridas dos mais novos, de 50 e 100 metros, iniciavam na pista e iam em direção ao pórtico. Já para os mais velhos a largada e a chegada eram no pórtico inflável. Para não confundir, cada faixa etária corre em um momento diferente. Durante a corrida ainda, as largadas foram divididas em grupos de 10 crianças.

foto3

Meninas de 3 e 4 anos correm na Poa Kids Run

Eram quase 10h15 quando organizaram a primeira bateria dos 50m. Os dez primeiros meninos de três e quatro anos foram postos em linha. Como eram os menores, os pais foram convidados a acompanhar. Foi dada a largada. Em menos de cinco minutos, muitas fotos, sorrisos, torcidas e, infelizmente, alguns tombos. Nos 50 metros, saíram ainda mais uma bateria de meninos e uma de meninas. Conforme as idades aumentam, as corridas ficam mais competitivas. Mas não importa quem cruza a linha de chegada primeiro: no fim, todos ganham uma medalha de participação.

Depois de ganhar a sua, Miguel se organizou para olhar a irmã mais velha correndo. Maria Luiza foi veloz nos 300m e a família toda, pai, mãe, tia e irmão acompanharam emocionados. No final das corridas, Miguel conta o que achou mais legal do momento. “Que eu ganhei”, diz exibindo a medalha de participação com um enorme sorriso. Ele ainda não sabe, mas nessa corrida, todo mundo ganhou.

Na saída, ainda é possível ouvir algumas conversas interessantes: “Mãe, posso levar minha medalha para a aula amanhã?”

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: