Skip to content

Do esporte amador ao empreendedorismo

03/11/2016
lucas02

Lucas em competição (Foto: Lucas Pretto/Arquivo Pessoal)

Marihá Gonçalves
mariha_tk@hotmail.com

Lucas Pretto, 34 anos, formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é ex-atleta de triathlon e Ironman. Começou a treinar em 1991 e em 2002 seguiu o triatlo.

Participou da seleção brasileira de triathlon e representou a equipe por quatro vezes no campeonato mundial. Em 2006 foi campeão mundial de triatlo olímpico amador, na categoria de 20 a 24 anos.

Lucas também praticou Ironman, (modalidade do triathlon onde se nada 3,8km pedala 180km e corre 42km) conquistou o sexto lugar na modalidade no campeonato brasileiro de 2009 e em 2010 ficou entre os dez melhores na categoria.

EM 2005, foi convidado pelo Parque Esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), para dar aulas de natação e pólo aquático no complexo da universidade. Ainda na PUC-RS fundou o clube de corrida da instituição, com mais de 30 corredores.

Há seis anos, Lucas inaugurou o Estúdio Pretto, onde une experiências de sua carreira esportiva com o mundo empreendedor. A paixão pelo esporte fez com que ele investisse cada vez mais em projetos de treino, educação e dedicação ao aluno.

No início do projeto, Lucas tocava o espaço sozinho, ele tocava o espaço de 50 m² sozinho. Dois anos mais tarde, o Estúdio Pretto já contava com quase 90 alunos, em um novo espaço de 220 m². Atualmente a academia conta mais de 240 alunos e pretende chegar aos 330 até o final de 2016.

Como o triatlo e Ironman entraram na tua vida e por que tu não pratica mais?

Eu era nadador e meu técnico era triatleta e treinava profissionais. No final da minha carreira de nadador, quando entendi que não iria muito além naquela modalidade, comecei a correr e pedalar. Me destaquei rápido, muito por minha experiência como nadador.

Chegou a participar de competições?

Sim, inúmeras vezes. Fui Campeão Mundial amador em 2006, também competi por várias etapas da copa do mundo profissional, em quase todos os continentes.

Quais as maiores dificuldades no caminho do atleta?

O tempo que se precisa dedicar, energia física despendida e vida social sem muita brecha para curtir.

lucas01

Lucas no Estúdio Pretto Treinamento Funcional, inaugurado em 2010 (Foto: Marcelo G. Ribeiro)

Como aliar esporte e empreendedorismo?

Tudo é uma questão de organização. Uma coisa boa da prática esportiva é que ela ajuda a manter uma rotina. Acordo pelas 4h30 para pedalar, chego em casa 7h depois de treinar 60km e estou com disposição e energia para fazer as coisas que preciso fazer para a empresa logo cedo.

O esporte também ajuda muito a trabalhar o foco. Nadar, por exemplo, para mim , é uma meditação ativa. Correndo muitas vezes tenho ideias de coisas que posso implementar ou resolver na empresa. Não é tão difícil, mas exige que tenhamos objetivos claros.

Quais os avanços que a academia te trouxe?

Me trouxe muitos avanços. A possibilidade de conhecer todos os tipos de pessoa. De ver gente crescendo na profissão e se tornando adulto e responsável. Ainda estou engatinhando como empresário, mas sinto que minha missão de vida está ligada a poder tornar as pessoas mais saudáveis em suas práticas e os treinadores mais valorizados e felizes em suas atividades.

O que o esporte significa pra ti?

O esporte é uma forma constante de auto observação e crescimento pessoal. Algumas poucas  pessoas se tornam atletas profissionais, mas isso significa pouco perto do bem estar social que o esporte gera. Para mim, na verdade, hoje como amador, o esporte é um velho amigo. Sempre que treino me sinto encontrando com uma parte importante e saudável do meu ser. Cresci em ambientes onde o treinador, o professor eram referências. Sempre prestei a atenção em como os profissionais se dirigiam aos alunos e ao quanto o ambiente era importante para o prazer e a performance de quem treinava. Acho que minha vida foi naturalmente direcionada para isso.

No comments yet

Deixe um comentário

