Skip to content

Entrevista Jovane Guissone

15/07/2016

por João Pedro Teixeira

Quatro anos depois da maior conquista de sua carreira, Jovane Guissone se prepara para um desafio ainda maior. Campeão na modalidade da Esgrima em Cadeira de Rodas nas Paralímpiadas de Londres, em 2012, o atleta do Grêmio Naútico União irá encarar em agosto deste ano a dificuldade de repetir o ouro paralímpico e a pressão de ser um dos principais favoritos da categoria Espada B nas Paralímpiadas deste ano, realizadas no Rio de Janeiro. Natural do munícipio de Barros Cassal e atualmente morando em Esteio, o atleta de 32 anos fala sobre as dificuldades de ser um esportista de alto nível e a responsabilidade de conquistar uma medalha em seu próprio país.  

– Como conheceu e quando começou a práticar a esgrima? Já havia praticado esportes anteriormente?

Comecei na esgrima há oito anos atrás, em 2008, através do convite de um amigo que hoje também está classificado para o Rio 2016, o Fábio Damasceno. Na época, eu estava treinando Basquete em Cadeira de rodas.

jovane2– O que te levou a escolher a esgrima em detrimento de outros esportes paralímpicos?

Gostei da esgrima logo de cara já que, sendo muito competitivo, sempre gostei de disputar de esportes individuais.   .

– Quando iniciou na esgrima já pensava em competir? Chegou a imaginar que chegaria a disputas em alto nível?

Com apenas quatro meses de treinamento na esgrima participei de uma competição na Argentina , onde consegui medalha de prata , fiquei muito feliz e decidi seguir a diante no esporte , e certamente ser um atleta de alto nível .

– Muito se fala da falta de apoio no Brasil aos atletas olímpicos. Como é no teu caso? Consegues te sustentar através do esporte?

Pois então, até as Paralimpiadas de Londres eu não tinha absolutamente nenhum patrocínio. Depois da conquista do ouro tudo mudou e consegui patrocínio da Caixa Econômica e da empresa de automotóveis Nissan. Também estou atualmente contemplado no projeto Bolsa Pódio, um incentivo aos atletas medalhistas Olímpico e Paralímpicos. Assim, é possível administrar o esṕorte e por isso sou muito grato! Não é nada fácil ser um atleta de alto rendimento, requer uma dedicação integral. No esporte não teremos aposentadoria, por isso é importante saber aproveitar as oportunidades que nos aparece enquanto podemos, assim como lidar com os ganhos e investir. Depois quando já não se consegue mais render em alto nível as oportunidades podem não aparecer.

– Como é tua rotina de treinos? Houve alguma mudança desde a conquista olímpica?

Houveram muitas mudanças! Agora tenho mais treinos, muito mais compromisso, etc. Meu tempo é praticamente todo voltado a treinos desde 2012; quando se torna um atleta de alto nível é necessário também se tornar muito mais comprometido, surgem muitas responsabilidades. Pessoalmente eu não mudei nada, só não tenho mais tempo pra nada! Hoje em dia até ouço comentários do tipo “agora que virou campeão esqueceu dos amigos”. Negativo! Jamais esqueço dos meus amigos. Aliás não esqueço de ninguém; bem pelo contrário, até sofro com essa falta de envolvimento com meus amigos. Mas essa vida foi o que pedi a Deus. Sempre pensando no futuro da minha família e do esporte, tento me esforçar o máximo para representar todos amigos e torcedores.

– Tu sente uma pressão maior para as paralimpíadas desse ano considerando que entras como favorito, ao contrário de Londres onde surprendeste?

Essa pressão não me afeta. Bem pelo contrário, esse contexto me fortalece e o apoio da torcida ajuda muito.

Como tu te sente tendo a oportunidade de disputar uma competição tão importante no teu país?

Me sinto feliz, pois sei que é uma única oportunidade na vida! Pretendo fazer bonito para ver nossa bandeira no alto do pódio.

Jovane Guissone

No comments yet

Deixe um comentário

