Skip to content

A caminho da primeira Olimpíada

15/07/2016

Por Lucas Melo

Disputar uma Olimpíada é o objetivo de todo atleta e para Edson Isaías Freitas da Silva, mais conhecido como Edinho, 34 anos, não é diferente. “É a realização de um sonho.” O gaúcho, que representará o Brasil na canoagem pela primeira vez, é natural de Guaíba, 25 quilômetros da capital Porto Alegre.

Como a maioria dos brasileiros, Edinho, inicialmente, tinha o sonho de se tornar jogador de futebol: “todo menino sonha em ser jogador de futebol, né. Então entrei no futebol e fiquei dois anos”. Até que aos 13 anos de idade, em 1996, a canoagem entrou em sua vida. Através de colegas, ficou sabendo do projeto social financiado pela Prefeitura Municipal de Guaíba e se encantou: “no começo não sabia nadar, aprendi e a partir daí só foi para frente”. Esse projeto social apoia o clube Guahyba Associação de Canoagem, o qual Edson representa e que se encontra no centro da cidade.

O papel dos pais é sempre reverenciado pelo atleta, já que são vistos como os principais incentivadores de sua trajetória no esporte: “é o “paitrocínio” que a gente chama. Foi essa forma de subir na carreira”. No caminho trilhado por Edinho tudo aconteceu rapidamente. Em 1999, participou de uma Seleção Gaúcha com o treinador à época, Álvaro Koslowski, e hoje chefe da equipe nos Jogos do Rio 2016. O seu talento aliado aos bons resultados o levaram à Seleção Brasileira de Canoagem rapidamente, no ano 2000. “Já são 16 anos de Seleção Brasileira. Comecei com uma equipe em 2000 e hoje estou na terceira equipe.” Edinho é o atleta mais experiente de seu time.

As conquistas do gaúcho no esporte são muitas. Medalhas de ouro, prata e bronze viraram rotina nas prateleiras pessoais do atleta. Em 2007, no Pan-Americano do Rio de Janeiro, Edson conquistou a medalha de bronze na categoria K-1 e ouro na K-4 – feito, até então, inédito para o Brasil. Em 2014, nos Jogos Sul-Americanos no Chile, conquistou as medalhas de ouro no K-1 e prata no K-2. Em 2015, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, medalhas de prata no K-1 e bronze no K-2. E agora, a classificação para a Olimpíada do Rio 2016: “o atleta almeja chegar nesse patamar. É aonde que você chega no limite como esportista”. Segundo Edinho, a conquista de uma medalha é muito importante, mas apenas representar o Brasil nos Jogos Olímpicos já é um grande feito. Significa que todo o seu trabalho, tudo que você se dedicou, deu resultado. Essa conquista ficará marcada para o resto da vida.

A grande estrutura disponibilizada para os atletas da canoagem é bastante frisada por Edinho como o diferencial para o sucesso. O centro de treinamento fica localizado em Curitiba, local também da Confederação Brasileira de Canoagem. O espaço conta com caiaques, fisioterapeutas, auxiliares técnicos, dentistas, entre outros aparatos necessários. Outras medidas promovidas pela Confederação Brasileira com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e mais o GE (General Eletric) são destacadas pelo gaúcho: “investem, desde 2013, em toda essa estrutura, teve a contratação do técnico português, Rui Fernandes, que só trouxe bons resultados para o país e o bolsa atleta, que ajuda os competidores a se manterem”. Por todas essas razões, o canoísta vê uma grande evolução do esporte no Brasil desde que passou a integrar a seleção nacional, em 2000, e que permite o sonho de um bom resultado nos Jogos do Rio.

A expectativa para a Olimpíada é muito boa, com o objetivo principal de chegar as finais de categorias e quem sabe conquistar medalhas: “a gente pretende chegar à final no K-1e no K-2. Para isso, estamos treinando alguns pontos primordiais como a largada.” Segundo Edinho, a Seleção Brasileira tem oito concorrentes fortíssimas. São elas: Inglaterra, Rússia, Bielorrússia, Eslováquia, Alemanha, França, Hungria e Espanha.

Por fim, Edinho deixa um pedido para os gaúchos: “torçam pela gente e acompanhe a canoagem, um esporte que está começando a aparecer”. Acredita que a torcida dos conterrâneos será muito importante e a energia positiva ajudará no sucesso do esporte nos jogos.

 

 

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: