Skip to content

Beleza e movimento: os figurinos do patinador Marcel Stürmer

05/07/2015

Por Luíza Cuthi Mattia

foto1

Gabriela Casartelli é a responsável por criar algumas das peças do campeão mundial. Crédito: acervo pessoal

Na patinação artística, tão importante quanto a coreografia e a música escolhidas está o figurino. A peça usada pelo patinador é um dos elementos responsáveis por criar o personagem que será assumido no palco. Apesar da nota em uma apresentação não depender do figurino, de fato este ajuda a criar uma certa aura mágica em torno do patinador. De tecidos mais simples aos mais elaborados feitos com cristais Swarovski, os figurinos são a ponte do mundo do esporte com a moda.

Gabriela Casartelli é amiga do patinador e tri campeão Pan-Americano, Marcel Stürmer, e a responsável pela criação de alguns dos figurinos usados pelo atleta. Ele, gaúcho de Lajeado, campeão mundial em 2013, e ainda dono de 18 títulos em Campeonatos Brasileiros de patinação artística – o último conquistado em maio, no Rio de Janeiro, ocasião que também marcou sua despedida em competições nacionais. Ela, 27 anos, stylist, produtora de moda, jornalista pelo IPA – Centro Universitário Metodista e diretora executiva A Imaculada – Moda e Conteúdo. Os dois se conheceram competindo e depois passaram a ser do Clube de Patinadores Rotelle, do Colégio Bom Conselho, em Porto Alegre.

Assim como Marcel, Gabi começou a patinar bem cedo, com cinco anos de idade. Participou de competições nacionais e internacionais, e chegou a ganhar alguns campeonatos gaúchos. Dedicou-se ao esporte até 2003, treinando todos os dias, inclusive finais-de-semana. Sua última competição foi o Mundial daquele ano, quando foi obrigada a parar de patinar profissionalmente por causa de um problema no joelho. Durante todos estes anos patinando, Gabi sempre criou os próprios figurinos. O técnico dava algumas ideias, ela desenhava e então ia com a mãe comprar os tecidos e levava na costureira. “Acho que minha relação com a moda começa aí. Eu sempre fiz minhas roupas. Desenhava de acordo com as minhas músicas: se era uma salsa, por exemplo, eu acrescentava um elemento do ritmo na roupa”, conta ela.

Mas a criação dos figurinos não foi só por vocação e gosto pela moda. Assim como é a realidade de outros esportes no Brasil, a patinação artística também não é valorizada: “A gente não recebia apoio, patrocínio de ninguém! E a patinação é um esporte ‘rico’. Um patins básico custa hoje em torno de R$ 1500 – que tem que ser aprimorado a cada ano -, além de todos os custos com viagens para competições que a gente tinha”, ressalta Gabi.

O figurino inspirado em James Bond e uma roupa roubada

Apesar de ter parado de treinar e competir profissionalmente, a patinação nunca saiu da vida dela. E foi por unir os dois mundos – a patinação artística e a moda – que Marcel a procurou. Ele queria uma indicação de um estilista que pudesse criar seu figurino para os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México. Como nenhum estilista quis fazer a roupa, Gabi decidiu que ela mesma faria – e não cobraria nada pela criação para o amigo. “O Marcel me pediu algo diferente, não algo que qualquer patinador pudesse fazer. Um figurino com toque de moda”, conta ela. A inspiração para a roupa era o agente secreto James Bond. Gabi então buscou referências no desfile de Alexandre Herchcovitch para a Rosa Chá na temporada Outono/Inverno 2010, o primeiro do estilista a frente da marca, e que abusava das cores preto, branco e nude, com rendas, bordados e transparências. “A ideia era transformar aquela referência estética da Rosa Chá para uma alfaiataria masculina que não fosse óbvia, com essa ideia do James Bond”.

marcel

Marcel durante os Jogos Pan-Americanos de 2011 com o figurino inspirado em James Bond. Foto: Reprodução.

Assim, ela apresentou para Marcel dez opções de croqui; ele escolheu um figurino todo preto, com uma calça que tinha uma espécie de risca de giz feita de cristais Swarovski. Os dois foram juntos comprar os tecidos e Marcel entregou todo o material para uma costureira de Lajeado, sua terra natal, fazer.

E foi com este figurino que Marcel conquistou a medalha de ouro na patinação artística – seu terceiro título em Pans. Antes disso, ele passou por um grande susto: a roupa e os patins que ele usaria na apresentação foram roubados junto com o carro da sua treinadora. Na época, o veículo foi encontrado, mas as peças não, que tiveram que ser providenciadas às pressas para que ele pudesse competir. Já em Guadalajara, Marcel recebeu patins novos e o figurino confeccionado em apenas um dia.

O patinador-personagem

Depois deste, Gabi ainda criou outros figurinos para Marcel. O último foi para os Jogos Mundiais de 2013, em Cali, na Colômbia. Desta vez, o atleta criou uma coreografia com a música do filme “Rio”, e queria uma roupa inspirada em Blue, a ararinha azul que é a personagem principal do filme. Gabi então pensou em uma roupa com uma textura que lembrava as penas do pássaro, nas cores verde, amarelo e azul. E acrescentou nas costas um desenho que pareciam asas. Na ocasião, Marcel conquistou o ouro nos Jogos Mundiais, tornando-se o melhor patinador do mundo na categoria.

Apesar de não ser formada em Moda, Gabi tem na sua experiência como patinadora um diferencial. Ela sabe o que um figurino precisa ter para que a roupa não limite os movimentos do atleta e não afete no seu desempenho no palco. “Eu gosto muito da performance, dessa coisa do palco, do espetáculo. E para mim, a moda está muito relacionada a isso, porque é também um jeito da pessoa se soltar e assumir sua personagem”, destaca ela.

O figurino, sem dúvida, é mais um recurso usado pelo patinador ao se expressar no palco. “Quando o patinador escolhe uma música, cria uma coreografia, ele assume uma personagem”, ressalta Gabi. E apesar de não garantir pontos extras aos atletas, a roupa atrai olhares e encanta até o público que não acompanha o esporte.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: