Skip to content

O Volutariado da Copa

16/12/2013

por Rogério Fernandes

Faltando 190 dias para a Copa do Mundo FIFA acontecer em solo brasileiro, os trabalhos nas cidades sede da competição estão em ritmo acelerado. Muitas obras de infraestrutura ainda precisam ser concluídas e outras não serão finalizadas até o começo do torneio, mas quando falamos de estrutura humana, o trabalho é intenso e muito já foi feito. Estamos falando dos voluntários da copa.

Eles se inscreveram dos sete cantos do mundo para ajudar, ganhar experiência e conhecer um novo lugar. O desafio é gigantesco, acolher e orientar todos os participantes e turistas. Segundo o site oficial da Copa, o “Portal da Copa” (www.copa2014.gov.br), foram 152 mil inscritos. Esse número é mais do que o dobro de inscritos para o torneio realizado na África do Sul. Desse total, serão selecionados 15 mil que serão distribuídos entre as 12 cidades sedes de acordo com a sua escolha, já feita durante a inscrição pelo site. Ainda segundo os números oficiais, serão 3.980 estrangeiros de 137 países que se candidataram.

Rogério1

Em Porto Alegre, foram 7,5 mil voluntários inscritos e, destes, entre 800 a 1mil irão trabalhar na cidade durante a competição. Para gerenciar esse povo, a Secretaria de Esporte e Lazer, situada no 4˚ andar do centro administrativo do Estado, vem trabalhando há dois anos e está cuidando de todos os detalhes para o sucesso do evento. À frente dos trabalhos está Paulo Ricardo Conceição, coordenador de volutariado (foto abaixo no texto).

A escolha da sede e em que local do evento gostaria de trabalhar, ocorreu no ato da inscrição do candidato pelo site da FIFA. Aqui em Porto Alegre os locais de trabalho estão divididos nos hotéis credenciados, no aeroporto, no Barra Shopping e no estádio Beira-Rio. O coordenador ressalta ainda que existem duas modalidades de voluntários, o voluntário FIFA – que irá trabalhar nos

Rogério2

locais oficiais do torneio – e o voluntário Público, que foi cadastrado via governo federal, para atuar em outras regiões da cidade de potencial turístico ou em eventos especiais. Na capital gaúcha, esse outro modelo de voluntário irá trabalhar na “Fan fest” – que foi transferida para o anfiteatro Pôr-do-sol devido ao incêndio do Mercado Público municipal. Os outros locais do evento serão: rodoviária, Gasômetro, nos Largos Glênio Peres e Epatur e na PUC. Segundo o secretário, “Todos os voluntários terão uma jornada de quatro horas diárias e receberão uniforme de identificação, lanche e transporte”. Conceição também explica que os voluntários aqui de Porto Alegre receberão um cartão do TRI (do sistema de transporte de passageiros) para os seus deslocamentos durante os dias do evento.

A cidade vive a espera pelo sorteio da Copa que definirá quais as seleções irão jogar na capital gaúcha. Em conversa com um grupo de voluntários, realizada no centro de treinamento que fica no SENAC, na Rua Coronel Genuíno, eles confessaram o desejo de que uma grande seleção sul-americana seja designada para cá. ”A expectativa é que uma seleção, como a Argentina ou Uruguai, venha para cá. O número de torcedores desses países vizinhos seria muito maior do que de qualquer outro lugar”, afirma uma das voluntárias, Daniela Ritzel, que mora em Taquara. De fato, a proximidade geográfica e a grande indentificação poderia provocar uma verdadeira peregrinação para Porto Alegre e cidades adjacentes que serão utilizadas como centro de treinamento e apoio para as seleções.

A definição das seleções ocorrerá no próximo dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe – BA. Até lá, os voluntários estão passando por uma série de dinâmicas de grupo realizadas todos os sábados, das 8h 30min até as 17h, por uma empresa especializada em recursos humanos, para a definição dos efetivados para o grande evento. A expectativa da Secretaria do Esporte para depois da Copa é de continuar o trabalho com olhos nas Olimpíadas de 2016. Todos continuam cada vez mais mobilizados para que Porto Alegre faça um evento exemplar, para que possamos deixar uma ótima impressão a todos os turistas que nos visitarem.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: