Skip to content

Hotelaria padrão FIFA

06/07/2013

Por Manuela Martins Ramos

Para a realização da Copa do Mundo FIFA bastam alguns países inscritos, chuteiras e bolas. Afinal, a Copa é só futebol, como muitos pensam.

Os brasileiros estão passando por uma fase de mudanças; estão percebendo que não é apenas com esporte que se monta um campeonato. Para um evento dessa grandiosidade, ruas, aeroportos, transportes coletivos, restaurantes e hotéis são necessários.

A quase um ano da Copa, Porto Alegre está com uma porcentagem grande de seus apartamentos reservadas pela Match Event Services AG, empresa contratada pela entidade máxima do futebol para cuidar da hotelaria do país sede. Desde os hotéis mais luxuosos da capital gaúcha até os mais acessíveis para a população estão sendo preparados para a recepção dos turistas. Para o Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul, José Reinaldo Ritter, “a expectativa é muito grande, pois vários hotéis já estão reservados entre 12 de junho e três de julho de 2014, como o Hotel Ritter, que tem 80% de seus apartamentos reservados para o período”. Apesar disso, a rede hoteleira acredita que esse número irá mudar de acordo com as seleções que irão atuar no Beira Rio. Caso tenha jogos de equipes sul-americanas, o número de turistas tende a ser muito satisfatório para os empresários.

Todo esse processo de reserva, José Reinaldo conta que foi feito pela Match através da Associação, há quatro anos, quando dois mil apartamentos foram reservados, em 800 hotéis do Rio Grande do Sul – incluindo região metropolitana, serra e região das hortênsias. Mesmo que não disputem os jogos aqui, algumas seleções já visitaram as acomodações gaúchas até mesmo para a realização da pré-temporada. É o caso de Turquia, Japão, Alemanha e República Tcheca. Algumas delas inclusive estão quase fechadas com hotéis daqui, caso se classifiquem.

Carlos Sanches, gerente regional de vendas do Hotel Deville Porto Alegre, explica que “o hotel, independentemente da Copa, possui um processo de revitalização da unidade e dos apartamentos. No final do ano passado, houve uma ampliação”. O número do quadro de funcionários também aumentou, de acordo com o maior número de hóspedes. “O hotel está preparado para trabalhar com lotação máxima, não apenas na Copa do Mundo, mas em outros eventos também”, explica o gerente. O Deville já teve diversas experiências no mundo do futebol. Acostumado a hospedar a delegação do Grêmio, a Seleção Brasileira também se hospedou lá algumas vezes. Para a delegação canarinho, é necessário um esquema maior de privacidade exigido pela Confederação Brasileira de Futebol.

Assim como o Hotel Deville, o Sheraton Porto Alegre igualmente recebe equipes durante o ano. “Não nos preocupamos apenas com a Copa do Mundo, mas constantemente com os clientes. Temos reformas atualmente, mas não é a Copa nosso objetivo final”, explica Lidiane Andreatta, Diretora de Vendas. Todo ano o hotel é reformado, pois tem um percentual da receita anual já especificado para a melhoria da unidade. O Sheraton já foi contatado por alguns clientes coorporativos, como agentes de turismo, para a reserva de apartamentos. Algumas equipes também procuraram o hotel para saber mais informações.

Para os três, o tamanho do evento pode ser comparado com as primeiras edições do Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre. “A cidade teve uma repercussão mundial, foi muito interessante. Hospedamos quase 50 mil pessoas. Deu tudo certo, foi bem organizado. Tivemos uma bela experiência”, conta o presidente da ABIH.

Além das preparações físicas por quais as hospedarias estão passando, há também as mudanças comportamentais de seus funcionários. De dois anos para cá, cursos estão sendo oferecidos na Escola Virtual dos Meios de Hospedagem para o melhor atendimento dos turistas. São formações como a do bom atendimento e de como lidar com problemas. Tudo isso está sendo realizado em parceria com o Ministério do Turismo para que a Copa do Mundo FIFA 2014 possa ir além dos gramados.

Hotel Deville Porto Alegre, localizado perto do Aeroporto Internacional Salgado Filho. (foto: reprodução)

Hotel Deville Porto Alegre, localizado perto do Aeroporto Internacional Salgado Filho. (foto: reprodução)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: