Skip to content

Grêmio empata em casa com Fluminense e precisa de um ponto fora

16/05/2013

Jogando com um a menos durante 50 minutos, time cria pouco e gol não sai

Por Vitor Vecchi Oliveira

Grêmio e Fluminense ficaram no zero a zero nesta quarta-feira, 10, em jogo válido pela quinta rodada do grupo 8 da Libertadores disputado em Porto Alegre. Agora, os cariocas lideram o grupo com oito pontos, seguidos dos gaúchos com sete. Ambos estariam classificados, deixando eliminados Caracas, mesmos sete pontos e saldo pior que o tricolor, e Huachipato, com seis.

O jogo começou com a pressão dos donos da casa, diante dos 38 mil presentes, mas com muitos toques laterais, domínio de bola inócuo e atacantes pouco participativos. Nenhuma chance de gol clara foi vista no primeiro tempo com a bola rolando. Foram as bolas paradas, surgidas de faltas na entrada da área e escanteios, que trouxeram um pouco de emoção à partida. Em uma destas faltas, Zé Roberto cruzou direto para as mãos de Diego Cavalieri, causando a primeira manifestação dos torcedores locais contra o Grêmio.

 

A tentativa de domínio do meio campo foi a tônica da partida

À medida que o primeiro tempo terminava, o Fluminense começou a sair da defesa. Com um time bastante desfalcado por lesões – Fred, Deco, Wellinton Nem e Thiago Neves não jogaram -, Abel contava com a movimentação rápida de Rhayner e Rafael Sobis para contratacar. Gaúcho de Erechim e com forte identificação com o rival Internacional, Sobis foi muito perseguido pela torcida e era vaiado cada vez que tocava na bola. Mas isto não o intimidou e ele foi personagem da jogada considerada chave da partida: a expulsão do gremista Cris aos 44 minutos do primeiro tempo. O zagueiro perseguiu Sobis por vinte metros até conseguir derrubá-lo por trás. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro mostrou o vermelho, considerado punição exagerada pelo técnico Luxemburgo.

Vitor1

Na segunda parte, o Fluminense veio disposto a vencer, aproveitando a vantagem de um jogador. Com jogadas de linha de fundo e lançamentos às costas da defesa, os cariocas quase marcaram. Na verdade, o gol até saiu, por meio de Rhayner, mas o bandeira anulou o gol num impedimento mal assinalado. Além do gol anulado, Dida salvou duas vezes a meta local em bolas de reflexo rápido e agilidade, mesmo prestes a completar quarenta anos.

 

Definição do grupo ocorrerá apenas na última rodada

Luxemburgo trocou Vargas por Kleber no ataque, sem resultado, e pos o volante Adriano no lugar de Barcos para tentar dominar o meio de campo e garantir o empate. Dependendo quase que exclusivamente da bola parada, o Grêmio chegou perto do gol com Fernando, num tiro livre direto que passou raspando a trave direita de Cavalieri. Ao final, o resultado pareceu desagradar, mas as torcidas saíram conformadas. Na última rodada, se houver empates entre Fluminense e Caracas e entre Huachipato e Grêmio, os dois brasileiros estarão classificados para as oitavas-de-final. Quem vencer assegura a vaga.

Vitor2

Mesmo com o resultado adverso, Luxemburgo disse após a partida que a equipe está no caminho certo. Abel limitou-se a elogiar a postura do time mesmo com oito desfalques. A definição do grupo 8 ocorrerá na próxima quinta-feira, 18 de abril.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: