Skip to content

O vereador judoca

30/04/2013

Por Thays Cruz

Um problema respiratório foi o motivo que levou o judoca João Derly a trazer o ouro para o estado. Assim foi o percurso do ex-atleta. Hoje ele é vereador de Porto Alegre, e na sua luta, arruma incentivo para aqueles que precisam de apoio.

O menino, na década de 80 seguiu em busca de um esporte que lhe ajudasse a superar os problemas da asma, juntamente com sua hiperatividade, chegou à modalidade do Judô. “Eu era fã de lutas e do Jaspion”. Na representação do quimono, seguiu para as aulas do esporte na Escola Estadual Rio Branco, onde estudava. Lá, conheceu seu treinador, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, que lhe acompanhou durante toda a careira.

Ao passar pelas aulas de judô na escola, o judoca foi encaminhado pelo técnico à Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA), onde começou a se aperfeiçoar no esporte. Derly, nessa época se espelhava no campeão mundial de judô Aurélio Miguel, para se dedicar aos treinos.

João Derly passou a se destacar no esporte, subiu diversas vezes ao pódio em competições de nível regional (10 vezes), 14 vezes campeão do brasileiro nas categorias inferiores, júnior e adulto; além dos títulos sul-americanos e os mundiais. Mas ele se destaca por ser bicampeão mundial, com medalhas de ouro no 24º Campeonato Mundial do Cairo e no Pan do Rio em 2007.

O cenário do esporte em Porto Alegre mudou logo após dos títulos de João Derly. O judoca relata que depois das medalhas, além das 50 novas vagas nas aulas de judô,  a SOGIPA conseguiu com o patrocinador a verba que ajudaria no salário de outros atletas, junto com o contrato de patrocínio assinado pelo medalhista. E o movimento de exportação de esportistas foi revertido numa aquisição de novos talentos do esporte, como Tiago Camilo e Chicão, medalhistas pan-americano e olímpico.

No gabinete da Câmara municipal, a busca por um campo maior para o esporte.

No gabinete da Câmara municipal, a busca por um campo maior para o esporte.

A face pública

Ligado à área política, João Derly vê um amadurecimento do esporte no Rio Grande do Sul. Com a criação, nos últimos dez anos, do Ministério do Esporte e a Secretaria Estadual da mesma área. O cenário ainda não é ideal, mas há mobilizações que geram, o que o vereador chama de uma Política Esportiva. Derly acredita que essas são preocupações necessárias, que não podem apenas ser do privado, mas também do público.

João Derly se tornou o segundo vereador mais votado de Porto Alegre no ano de 2013. Com propostas voltadas à educação e esporte, o ex-atleta acredita que o desporto está muito ligado ao ensino. Na busca por um incentivo econômico, o vereador está convicto, que segundo pesquisas, o apoio financeiro ao esporte diminui gastos públicos futuros em segurança e saúde. Além disso, o judoca acha que essa ligação esportiva das crianças facilitará em relações de comportamento em situações de desafio, respeito e disciplina.

Para as novas perspectivas do esporte, o vereador fala em um estímulo às escolas e à uma educação esportiva com a implementação de um CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) com fundos do Programa de Aceleração do Crescimento. O estado já está em busca do financiamento federal, que chegará a 800 milhões, para esse local que atenderá as crianças no turno inverso ao das aulas. Derly acha que Porto Alegre está preparada para receber pelo menos quatro desses centros, por sua extensão territorial e populacional.

João Derly ainda enfrenta as dificuldades de projeto, já que esses não podem gerar despesas para o município. Até agora, foram levantadas junto ao executivo uma proposta do Programa “Bolsa atleta”, e o Dia do Judô e um projeto de lei para cem por cento dos royalties do petróleo para a educação. As ações são feitas mais de relações práticas, mas também de busca de apoio ao esporte em Brasília, junto a outros vereadores e à Secretaria Municipal de Educação.

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: