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Ações de segurança ou política de segurança?

18/02/2013

por Lucas de Oliveira

Desde 31 de maio de 2009, data em que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou as 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, que o Rio Grande do Sul tomou conhecimento que Porto Alegre será uma das anfitriãs do evento. De lá pra cá foram divulgadas inúmeras melhorias, obras, reformas, projetos e estudos para a modernização das gestões públicas.

A Brigada Militar (BM) vem investindo no aperfeiçoamento e ampliação de sua logística para fomentar as complexas operações de segurança, que envolvem desde a proteção para autoridades, imprensa e turistas, até o já o árduo trabalho de resguardo à população. De acordo com a chefe da Seção de Operações e Treinamentos da BM, a tenente-coronel Ana Maria Haas, ainda faltam algumas indefinições sobre a Copa, mas a instituição está empenhada na capacitação de seu efetivo: “Estamos aprimorando nossos recursos humanos, aportes materiais e técnicos que possibilitem a prestação de um serviço cada vez melhor para a população gaúcha e a todos que vierem conhecer o Estado, durante o evento ou futuramente”.

Segundo a BM, todas as temáticas de treinamento foram estabelecidas por um grupo de trabalho criado especialmente para a Copa, alinhadas junto ao governo federal. Os exercícios realizados vão desde a condução de cães farejadores a controle de distúrbios civis, escolta, batedores, uso diferenciado de força – além de cursos de inglês e espanhol, em parceria com a Secretária da Copa (Secopa).

O planejamento também inclui as sedes dos centros de treinamentos. Os municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Canela, Canoas, Farroupilha, Lajeado, Gramado, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Passo Fundo, Três Coroas e Viamão estão entre os selecionados para receberem as seleções.

“Embora a escolha dos Centros de Treinamento seja de competência exclusiva das seleções, a corporação incluiu essas cidades em seu planejamento, adotando as mesmas linhas de medidas da capital, apenas em escala menor”, explicou Ana.

O órgão ainda realizou testes envolvendo seu efetivo, dentre os quais estão o acompanhamento de delegações de seleções estrangeiras em jogos oficiais, além de visitas a grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e a final do Superbowl 2012, nos Estados Unidos.

Uma das exigências da Fifa são as polícias montadas. Em setembro de 2012, a BM inaugurou o Centro de Treinamento de Policiamento Montado, espaço que serve para o adestramento de animais que atuarão no evento. Com uma boa estrutura, 45 cavalos estão sendo treinados para o patrulhamento ostensivo, tanto nos locais de jogos, como nas Fun Fest – área onde são colocados telões que transmitem os jogos – ale de setores turísticos e hoteleiros.

As autoridades, entre eles o comandante-geral da BM, coronel Sérgio Abreu, garantem que essas e outras medidas serão continuadas com o término do evento. Nos resta aguardar até 2014 para saber se todo este investimento faz parte de um grandioso esquema de segurança pública, ou se trata de uma estratégia a longo prazo de melhoria das ações da BM no Estado.

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