Skip to content

Integração para garantir a segurança na Copa de 2014

13/12/2011

Visando garantir a segurança dos turistas em 2014, as tropas da policiais já estão em treinamento. (foto: Divulgação)

Por Carolina Grossini
carolinagrossini@gmail.com

 

Estima-se que Porto Alegre deve receber uma média de 542 mil visitantes durante a Copa do Mundo de 2014, conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo.  Serão 129.020 estrangeiros e 413.472 brasileiros. Embora esse dado possa sofrer por transformações, já que ainda não foram definidas as seleções que virão à Porto Alegre, estamos diante de um megaevento. Sendo assim, como fica a questão da segurança?

 

Para garantir a segurança durante a Copa, as esferas federais, estaduais e municipais estão desenvolvendo ações em conjunto. O governo federal já instituiu, neste ano de 2011, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos dentro do Ministério da Justiça. O órgão será responsável por desenvolver a integração e analisar as necessidades de cada Estado. Segundo o Coronel João Francisco Goulart dos Santos, diretor do Departamento de Convênios da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, essa nova Secretaria ainda está fazendo uma avaliação da estrutura e dos índices de criminalidade nas diferentes regiões do Estado para definir as ações. “A partir disso, o Ministério da Justiça vai ajudar na elaboração dos planos estratégicos nacionais e locais”, afirma Santos.

 

Uma das ações já programadas para a Copa, é a criação de um Centro de Comando Integrado que abrigará os agentes de todos os órgãos ligados à segurança pública: Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Defesa Civil, Instituto Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros. Conforme o Coronel João Francisco Goulart dos Santos, desde a chegada dos turistas no aeroporto até a movimentação das delegações serão acompanhadas por essa sala de comando.  Além disso, serão adquiridos instrumentos de alta tecnologia e materiais para os bombeiros e policiais. “Desde aparelhos de raios-X até helicópteros integrarão a lista dos novos instrumentos adquiridos”, exemplifica o Coronel.

 

O Ministério da Justiça também já anunciou – no dia 18 de novembro – um programa para capacitar 53 mil policiais das diferentes esferas para atuarem na Copa de 2014, e nos outros eventos que o Brasil será sede. O Coronel Santos da Secretaria de Segurança do Estado afirma que essas capacitações já começaram no Rio Grande do Sul. “Estão são as mais diversas, e incluem capacitação para lhe dar com produtos perigosos, para analisar o local do crime, curso de línguas até capacitação para os policiais de como se relacionar com os turistas.” Em relação ao turista será criada, pela polícia civil, uma delegacia de turismo dentro do aeroporto. “O mais importante, é que todos esses equipamentos adquiridos, inclusive o Centro de Comando e Controle, ficarão como legado para o Estado”, conclui o diretor do Departamento de Convênios da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: