Skip to content

Porto Alegre terá 8 novos hotéis até a Copa

12/12/2011

Suarez Hotel: A obra recém foi iniciada na rua Sete de Setembro. Dos hotéis em construção, é o único localizado no Centro da cidade. (Foto: Arlan Vargas)

Por Arlan Vargas
arlanpositivo@yahoo.com.br

 

A Copa do Mundo de 2014 representa uma excelente oportunidade de negócios para o setor hoteleiro. O Ministério dos Esportes estima que, durante a realização do evento, circulem 600 mil turistas internacionais e mais de 3 milhões de turistas nacionais nas cidades-sede. E essa gente toda vai precisar de um lugar para descansar.

 

Assim, um dos desafios do Brasil será hospedar com qualidade os milhões de visitantes esperados para o torneio. Na corrida para deixar tudo pronto, Porto Alegre terá oito novos hotéis previstos para serem inaugurados até a Copa. Ao todo, esses novos empreendimentos vão somar 1.406 novos apartamentos, totalizando 3.050 novos leitos. Atualmente, a Capital tem 102 hotéis, com 7,6 mil apartamentos e 14,3 mil leitos. Dos oito novos hotéis, cinco já estão em construção. Destes, dois devem iniciar as operações em 2012.

Novotel: Localizado em frente ao Aeroporto Salgado Filho, ao lado do espaço para shows Pepsi On Stage, na av. Severo Dulius. Irá acrescentar 156 novos leitos à rede da cidade. Está em fase de conclusão, contratando funcionários. (Foto: Arlan Vargas)

 

O Sindicato de Hotéis de Porto Alegre prevê que esses novos empreendimentos devem gerar cerca de 800 vagas de emprego diretas. Atualmente, o setor emprega cerca de 3,5 mil funcionários. O presidente do Sindicato, Daniel Antoniolli, ressalta que a construção dos novos hotéis não se deve apenas para atender à demanda de turistas da Copa de 2014, mas para suprir uma demanda da cidade. Além disso, os altos investimentos não se justificariam apenas em decorrência de um evento sazonal.

 

Hotéis vão investir mais de R$ 47 milhões

Segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, a rede hoteleira da Capital vai investir R$ 47,2 milhões para a Copa do Mundo. O valor será distribuído entre investimentos com infraestrutura, tecnologia da informação e qualificação dos funcionários. Os investimentos com infraestrutura compreendem reforma e/ou ampliação do empreendimento e compra de mobiliário. As tecnologias da informação incluem desde a aquisição de computadores e impressoras, até a compra de softwares e de sistemas de relacionamento com o cliente e de gestão.

Master Hotel: Em construção na av. Dom Pedro II com a Benjamim Constant. O projeto é de 200 leitos em 100 apartamentos. (Foto: Arlan Vargas)

 

Qualificação profissional é prioridade no setor

Para transformar esse evento em oportunidades de negócio, as empresas precisam superar desafios, como a qualificação de quem atende os turistas. Sendo assim, a capacitação profissional está sendo considerada uma prioridade para projetar o País como um destino turístico de qualidade. O Senac/RS  oferece diversos cursos de qualificação voltados especificamente para o setor hoteleiro, como o  Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria e os Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Recepcionista em Meios de Hospedagem e Camareira em Meios de Hospedagem.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: