Skip to content

Tranquilidade no Turismo

05/12/2011

Secretário Luiz Fernando Moraes. foto: Divulgação

Por Bruna Konrath
brunakonrath@gmail.com

Em entrevista ao Esporte Fabico, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, conta como a cidade está se preparando para receber os turistas na Copa de 2014. Para ele, tão importante quanto receber as pessoas no período da competição, é divulgar a Capital como cidade turística. Ele também fala sobre os projetos que estão em andamento.

 

Aproximadamente quantos turistas Porto Alegre está se preparando para receber na Copa de 2014?
Esse número nós ainda não temos como medir na medida em que não sabemos ainda quais são as seleções que virão para Porto Alegre, pois isso fará toda a diferença. Uma coisa é a Argentina ficar aqui, outra é a Croácia. De qualquer forma, nós temos a expectativa que venha um público grande do Mercosul e é para isso que estamos nos preparando. Porto Alegre recebe em torno de 1,5 milhão de turistas por ano. Já tivemos alguns testes, como o Fórum Social Mundial, e teremos alguns eventos que ainda vão acontecer, como o Campeonato Mundial de Atletismo Master, que será em 2013, e que servirão de ensaio para recebermos os turistas. Nós estamos muito focados não só nesse público que virá durante estes 30, 40 dias, mas naquilo que o evento poderá nos dar de promoção da marca Porto Alegre. Essa divulgação que a cidade terá será tão importante quanto a presença das pessoas porque será mais duradoura, plantará a nossa marca por mais tempo e isso nos dará um recall maior.

 

Como a rede hoteleira da Capital tem se preparado  para receber esses turistas?

Nós temos hoje cerca de quatorze mil leitos na cidade, e temos planejados por obras em andamento cerca de seis mil leitos, que significa uma capacidade bem maior. Vamos saltar de quatorze para vinte mil leitos, que é um aumento extraordinário para esse pequeno período. Isso não será apenas para a Copa, pois nós já temos problemas hoje. Porto Alegre já tem ficado com a capacidade esgotada frequentemente. Basta ter um evento maior na cidade para a rede hoteleira atingir sua capacidade plena. Então, nós temos um crescimento, vários hotéis em construção, hotéis antigos em reforma e projetos de novos hotéis que ainda devem surgir. Essa é uma área com a qual nós não temos nos preocupado, pois além desse crescimento, nós temos todo o entorno de Porto Alegre, até 100km, 120km, que inclui parte da serra, o que triplica a capacidade da cidade. Então, essa é uma área em que estamos relativamente tranquilos.

 

E quais são as áreas de preocupação? Quais são os maiores desafios?

Nós estamos falando a mesma coisa, já é consenso que três coisas são essenciais, sendo duas mais críticas para todas as cidades. Primeiro é ter um estádio, terminar o estádio, seguido do aeroporto. Os aeroportos são um problema no Brasil inteiro, e nós precisamos terminar. Nós temos aqui o Aeroporto Salgado Filho, que é uma obra federal, e o que temos notícia é que podemos nos tranquilizar porque, se tudo der certo, nós teremos uma pista duplicada e um novo terminal de passageiros e de carga. Então, as coisas aparentemente estão andando bem.

 

Que outras obras tem sido feitas com finalidade turística na cidade?

Naturalmente, a restauração do Cais Mauá é definitiva para isso, não só para a Copa, mas para a cidade. O novo Cais Mauá vai mudar a vida da cidade, pois nós iremos ter uma relação diferente com o Centro, passando a frequentá-lo de uma maneira diferente de dia, à noite e nos finais de semana, o que não fazemos hoje. Hoje nós vamos ao centro para comprar e trabalhar, mas vamos pouco para nos divertirmos. O novo Cais Mauá permitirá isso e vai estabelecer essa nova relação como já está começando a estabelecer. Os imóveis ao redor já estão se valorizando e já temos notícias de hotéis se instalando perto do Cais.

Outra obra importante, da qual o prefeito está cuidando pessoalmente, é a revitalização da orla, desde a área central da cidade, na Usina do Gasômetro, até o bairro Tristeza. O prefeito cuida disso pessoalmente, um escritório de arquitetura será contratado especialmente para fazer o projeto integrado de tudo e já há um recurso reservado para isso. Então, nós provavelmente teremos Porto Alegre fazendo as pazes com o Guaíba.

Além disso, desencantou o transporte hidroviário do catamarã, que era uma demanda represada. A tendência com esse sucesso é que ele se amplie. Hoje temos só um catamarã que faz a rota, mas podemos sonhar que mais catamarãs façam essa rota e outras rotas que liguem, por exemplo, a zona sul ao Centro. Quem sabe uma rota que ligue o Lami, Ipanema e o Centro. Com esse conjunto, nós voltamos a nos integrar com o Guaíba. Aliás, outro projeto importante que não tem nada a ver com o Turismo, mas tem tudo a ver com o Turismo, é o Projeto Integrado Socioambiental, o PISA, que vai elevar de 27 para 87% o tratamento de esgoto da cidade. Isso praticamente vai devolver a balneabilidade para o rio, e é um dos fatores que fará o resgate do Guaíba. Nós podemos fazer muitas coisas, mas ter o rio poluído não resolve nada. Então, é um conjunto de coisas articuladas que farão com que tenhamos uma nova realidade.

Temos ainda alguns projetos de sinalização, como a sinalização para pedestres no Centro Histórico e na rodoviária e a colocação de pórticos em quatro entradas da cidade. Também faremos um estudo técnico de viabilidade para implantar um bonde turístico no Centro. Há o projeto da casa Mercosul do Turista, que é uma reforma no prédio da Secretaria Municipal de Turismo que terá uma pequena área de eventos, e uma grande área de acolhimento do turista, onde haverá um conjunto de serviços à disposição, que vão desde revistaria com jornais de todo o mundo a posto de polícia.

 

Houve alguma restrição ou exigência da FIFA que afetou diretamente a área turística?

A FIFA é bastante exigente com certas coisas, eles têm mais restrições e mais cuidado com a área de marketing, com a preservação da marca dos seus patrocinadores, mas com a área do Turismo não houve atrito.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: