Skip to content

O bom moço e o doping

20/07/2011

Por Jerusa Campani
jerusa.campani@gmail.com

Atleta brasileiro pode ser suspenso por uso de dopping. Foto: Reuters

A notícia que surpreendeu muitos atletas e torcedores da natação brasileira tem seu primeiro capítulo finalizado. Esses trechos são do comunicado oficial da CDBA que optou por tirar os prêmios e dar uma advertência a Cesar Cielo, que foi pego no exame antidoping durante a última edição do Troféu Maria Lenk. O atleta recebeu, junto com outros três atletas, a pena mais branda da CBDA.

“(…)Os quatro atletas declinaram do direito de realização da amostra B. Os referidos atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição.”

Na ocasião, Cielo, Henrique Barbosa, Vinícius Waked e Nicholas Santos testaram positivo para Furosemide, diurético que pode mascarar a presença de outras substâncias proibidas. Os atletas alegaram que um suplemento alimentar a base de cafeína, consumido por eles, poderia ter sido contaminado no momento da manipulação do sintético.

Apesar da desconfiança de muitos na versão dos atletas, Alexandre Velly Nunes, professor da Esef e membro do Controle de Doping dos Jogos Olímpicos, o caso é recorrente e bastante possível:

“O doping por contaminação é uma realidade, acontece em muitos casos. Os atletas tomam muitos suplementos e é bem possível que tenha sido esse o problemas com os atletas da natação.” – afirmou Nunes.

Outro ponto que pesa a favor do nadador é que esse suplemento sempre foi usado por ele e nunca escondido. O atleta usou desse argumento em sua nota oficial:

“Sou extremamente cuidadoso com o uso de medicamentos e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho. Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia”.

É importante salientar também o uso certo dos termos usados nesse caso para diferenciá-lo de outras polêmicas recentes no esporte nacional: há os casos em que o atleta consome um medicamento que contém a substância Furosemida – e aí se pode referir ao caso como “uso indevido de substância dopante”. Em outros, porém, como o dos quatro atletas em questão, o suplemento a base de cafeína não continha em sua fórmula a substância, por isso ele teria sido contaminado com ela. Então não seria correto falar no “uso da substância” (como se falou em muitos veículos de comunicação na cobertura do caso), já que, segundo o argumento dos atletas, a Furosemida não deveria estar ali.

Mesmo assim, na última semana, a Fina (Federação Internacional de Natação) apelou a Corte Arbitral do Esporte (CAS) por uma punição maior. Como o Mundial em Xangai inicia no dia 24 de julho, foi pedida urgência na análise do caso e o veredicto pode sair até o começo da competição.

A Wada (Agência Mundial Antidoping) prevê sanção máxima de dois anos de suspensão para o uso da substância, que pode ser reduzida se for constatado que não houve culpa ou negligência por parte do atleta. Porém, uma suspensão de pelo menos seis meses excluiria Cielo não só do torneio chinês, mas também dos Jogos Olímpicos de 2012.

Independente da punição que Cielo ainda pode levar, Nunes lembra do choque moral para o atleta que é pego no doping:

“Pessoalmente o atleta fica marcado como um caso positivo de doping, mesmo com a justificativa. Saberemos das conseqüências em breve, na hora de renovar os patrocínios.”

Nesta terça-feira, 12 de julho, o atleta alegou que está difícil aceitar o drama:

 “Espero que a decisão seja a mesma que a CBDA tomou, mas só a advertência já é difícil de digerir porque eu não fiz nada” – afirmou Cielo extra-oficialmente, segundo o jornal francês L’Equipe, em Macau, onde treina para o Mundial, que ainda não sabe se vai disputar.

Possivelmente, em duas semanas já teremos o veredicto do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). A torcida é por justiça – lembrando que isso, nem sempre, significa punição.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 24/08/2011 11:37

    EU ACHA QUE OS JOGADORES PODERIA USA ESSE TIPO DE DOPING PARA VENCER A AGENTINA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: