Skip to content

A mulher no rádio esportivo em Porto Alegre

16/04/2011

Poucas mulheres atuam no jornalismo esportivo. A gaúcha Renata Fan (Bandeirantes) é uma das representantes

Raiza Fraga
raiza.fraga@yahoo.com.br

Em época de Copa do Mundo é comum assistir em programas esportivos matérias a respeito dos jogadores mais bonitos, com as pernas mais belas, cortes de cabelo, toda uma série de estereótipos a respeito de beleza. É quase como se a participação das mulheres em eventos como estes se limitasse às preferências de aparência, como se mulher não entendesse nada a respeito de futebol. E não só os jornalistas reproduzem esses valores, como também os publicitários em propagandas de cerveja ou demais produtos voltados ao público masculino que destorcem o papel da mulher em sua relação com o futebol.

Já nos programas de rádio esportivo, território exclusivamente masculino, nem se discute. As mulheres não estão nos campos como repórteres e também não são locutoras a segurar o tradicional “gol”. Mas será que este espaço não existe por conta do preconceito e machismo, ou são as mulheres que realmente não se interessam e nem procuram este tipo de trabalho?

Letícia Mallmann se divide entre pesquisadora comprometida com a verdade e mulher indignadíssima, para narrar uma pesquisa histórica sobre a evolução do rádio esportivo e o papel da mulher nessa área. A autora entrevista jornalistas gaúchos como Cléber Grabauska, Ruy Carlos Ostermann, Nando Gross e Ribeiro Neto, questionando diretamente aos entrevistados qual é o espaço da mulher no rádio esportivo.

As opiniões são variadas. Cléber acredita que as mulheres só não estão presentes no jornalismo esportivo de rádio por nunca terem tido interesse na área, já Nando Gross afirma que as mulheres tentam entrar no rádio, mas são barradas pelo preconceito. Enfim, um trabalho que reúne opiniões diversas sob o pano de fundo do desenvolvimento do rádio esportivo no Rio Grande do Sul e a participação das mulheres.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: