Skip to content

Futebol d(‘)a televisão

15/04/2011

A agressão de Zidane a Materazzi: perfeita para o espetáculo televisivo. Crédito: Agência Estado

André Araújo
andrecsaraujo@gmail.com

A monografia de Marcio Telles, intitulada “Futebol d(‘)a Televisão” (brincadeira linguística que remete a um duplo significado ao título – da e dá) é um precioso estudo a respeito das transformações que o esporte sofreu ao longo dos últimos sessenta anos, vistas pelo enfoque da transmissão televisiva de suas partidas. Logo no início do estudo, Marcio já nos alerta que o futebol veiculado pela televisão é outra coisa, diferente do jogo jogado dentro das quatro linhas. E ele vai mais longe: chega a sugerir que esse “outro esporte”, o futebol televisivo, já influencia o esporte “real” de forma que a maneira de jogá-lo já está se adequando às formas de transmissão televisiva.

Marcio não teme em fazer tais declarações devido ao sólido arcabouço intelectual que dá base à monografia. Ao longo de seu texto, de uma fluidez ímpar aos textos acadêmicos, Marcio analisa 14 finais de Copas do Mundo para tentar evidenciar os indícios que provem as suas teses. Primeiramente faz um estudo complexo do processo televisivo e seus métodos de narrativa em geral para depois entrar nos meandros das transmissões futebolísticas. O que torna o trabalho tão interessante, e como disse anteriormente, precioso, é a reflexão acerca das técnicas e estéticas audiovisuais como procedimentos linguísticos (chamadas de figuras de escrita no texto), nos possibilitando realizar uma “leitura” do que seriam essas transmissões e tornando assim muito mais didática a nossa apreensão do trabalho e do futebol televisivo como um todo. O conceito que amarra todas as reflexões de Marcio é o de “molduras”, que seria todo esse conjunto de práticas técnicas e estéticas capaz de dar conta da complexidade do futebol como um programa televisivo.

O título espanhol na Copa de 2010: arquitetado para aparecer na televisão

O título espanhol na Copa de 2010: arquitetado para aparecer na televisão

Tendo apresentado essas questões de caráter mais metodológico, Marcio então ruma para as verdadeiras conclusões de seu trabalho, na parte das análises. Nesse ponto me utilizo de uma citação direta para ser mais claro: “Para ser apropriado dentro da moldura televisiva, o futebol precisa passar por procedimentos que o reconstrói. Os espaços são alterados; aos jogadores são calcadas figuras da linguagem audiovisual; a própria dinâmica do jogo é alterada na tela de televisão”. Ou seja, o futebol para ser veiculado na televisão necessita de uma adaptação para ser enquadrado, ou nos termos do trabalho, emoldurado. Não é o mesmo do campo. E a partir daí vai elencando, baseado em suas análises, todas as transformações engendradas pela televisão ao longo dessas 14 finais.

Ao longo de seu trabalho, o autor conseguiu de forma incisiva, didática e intelectualmente sólida nos mostrar que o futebol do campo e o da televisão são coisas diferentes. Porém, é ao fim do trabalho, em suas considerações finais, que Marcio toca no ponto de maior sensibilidade, e por isso mesmo, o mais interessante intelectualmente. Diz Marcio: “não é que exista um futebol da televisão que só exista na televisão; o próprio futebol que é jogado dentro de campo que é o televisivo. Logo, não há mais campo; há telecampo – espaço de jogo e espaço televisivo confundem-se para tornarem- se um só. De certa forma, o futebol deu à televisão o futebol da televisão e apagou-se a si mesmo no processo”.  É uma questão que transcende uma mera discussão linguística e acadêmica, se torna ética e política, não desenvolvida no trabalho claramente por limitações de proposta. Mas resta a questão, que pulsa dentro de todos que leram o trabalho. Sem dúvidas, a contribuição de Marcio para o estudo do futebol não se acabou por aqui. Aguardamos ansiosamente os desdobramentos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: