Skip to content

A credibilidade do jornalista esportivo identificado com um clube de futebol

14/04/2011

Paulo Sant'ana & Kenny Braga: dois jornalistas identificados com os seus clubes

Vicente de Carvalho
vicenterockandroll@gmail.com

O fato de um jornalista estar identificado com um clube pode prejudicar o seu trabalho em comparação ao realizado por um profissional que se diz isento? Teoricamente sim, tanto que os veículos de comunicação que trabalham com a cobertura de fatos relacionados ao futebol compõem suas equipes preferencialmente com profissionais não identificados com determinado clube ou agremiação, sob a pena de ter questionada a sua credibilidade. Raros são os casos de jornalistas que identificam-se como torcedores. Esse é o principal questionamento trazido por Luis Felipe dos Santos na monografia “A credibilidade do jornalista esportivo identificado com um clube de futebol: um breve estudo comparativo”.

Sob a ótica de um torcedor, até mesmo um jornalista isento pode não lhe agradar por determinado comentário e, automaticamente, ser visto como torcedor do clube rival. Mas tudo isso é subjetivo.  E o mérito da pesquisa está justamente na metodologia utilizada para responder aos questionamentos que envolvem o assunto, tratado objetivamente a partir da Análise do Discurso, com a teoria da Linguística Sistêmico-Funcional,  cuja maior referência é o estudo realizado por Halliday.

Depois de escolhido o método de pesquisa, é proposta a análise minuciosa de textos de quatro colunistas esportivos dos principais jornais de Porto Alegre.  Entre os profissionais não identificados clubisticamente, Wianey Carlet e Ruy Carlos Ostermann, ambos da Zero Hora. E do lado dos jornalistas que assumem sua paixão por um time, o gremista Ilgo Wink, do Correio do Povo e o colorado Adroaldo Guerra Filho, que assina uma coluna no Diário Gaúcho. São selecionados dois textos de cada um dos jornalistas.

Ao longo do trabalho, o leitor evidencia a complexidade do processo empreendido por Luis Felipe para chegar ao objetivo proposto. Cada palavra dos textos analisados ganha fundamental importância no contexto em que os textos foram escritos. Nos textos de Wianey Carlet e Ruy Carlos Ostermann, por exemplo, fica claro que eles buscam ao máximo não personalizar a figura dos clubes, focando seus comentários na ação dos atores que representam as entidades esportivas (jogadores, técnicos e dirigentes).

Embora bobagem para alguns, a discussão é um tanto delicada. Ainda mais em contextos em que a rivalidade entre clubes é levada muito à sério. Não é raro algum jornalista manifestar-se na mídia a respeito da atitude de torcedores que fazem os mais diversos julgamentos sobre o posicionamento tomado por ele com relação ao futebol. E a conclusão que Luis Felipe tira das análises realizadas é justamente que o profissional que se assume torcedor não é necessariamente irresponsável, fazendo se valer da sua posição para tentar legitimar o seu clube do coração ou depreciar o adversário. Antes pelo contrário, ele tem a sua responsabilidade aumentada, como no caso do objeto de estudo, em que Ilgo Wink e Adroaldo Guerra Filho mostram-se críticos aos erros daqueles que são protagonistas dos rumos da entidade pela qual torcem.

Como é apontado no trabalho, por que Ilgo Wink, identificado com o Grêmio, foi escolhido para escrever um texto sobre o principal feito da história do principal rival, o Internacional, com a conquista da Libertadores de 2006? Certamente porque sua credibilidade não passa pelo fato dele ser torcedor de um clube. Sem dúvida, uma questão que merece ser amplamente discutida, com outros exemplos, métodos de pesquisa e olhares. E não só a partir da conjectura do torcedor leigo. Esse sim, passional e influenciado em suas atitudes e pensamentos pela sua condição de torcedor, e não de profissional.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: