Skip to content

O esporte no rádio

09/04/2011

Os jornalistas esportivos da Band-RS atuam no rádio e na televisão

Wesley Borges
bart_jvn@hotmail.com

A monografia de conclusão de curso do jornalista Douglas Ceconello, orientado pela professora Sandra de Deus, mostra de maneira clara e didática a evolução desse meio de comunicação tão popular na nossa sociedade, o rádio. Com um apanhado histórico dessa evolução, este estudo tem como foco o jornalismo esportivo no rádio, mais precisamente nas inovações propostas pela Rádio Bandeirantes no estado do Rio Grande do Sul e o seu trajeto para se firmar no rádio esportivo gaúcho.

Este estudo acadêmico começa com a história do veículo na sociedade, desde os seus primórdios, que tem como base a telegrafia, até a sua evolução e o seu amadurecimento como um novo meio de comunicação com uma identidade própria. Um tópico importante a se destacar nessa monografia é o fato de que desde as primeiras experiências de radiodifusão, as notícias esportivas estiveram sempre presentes. Tais como anúncios de lutas de boxeadores famosos, regatas e resultados de jogos de futebol. A partir de 1930 é que começou a se esboçar as transmissões de jogos de futebol nas emissoras de rádio brasileiras.  Na década seguinte, criaram-se elementos nas transmissões que estão incluídos nas coberturas esportivas até os dias de hoje.

No Rio Grande do Sul houve uma concorrência muito forte entre duas emissoras: a Rádio Guaíba e a Rádio Gaúcha. Em 1983, a Rede Bandeirantes adquiriu integralmente a Difusora de Porto Alegre dos freis capuchinhos, o que incluía também as emissoras de rádio. Após a compra da difusora, a Bandeirantes não suportou a concorrência com as Rádios Gaúcha e Guaíba e abandonou o mercado de coberturas esportivas em 1989. Retornou ao mercado em 1995, com uma renovação completa na sua equipe esportiva. Procurando atrair o público da concorrência, a Rádio Bandeirantes passou a lançar mão de um estilo mais descontraído de irradiar jogos e de veicular notícias, não raro mesclando música e informação. O formato deu tão certo que ela se tornou uma nova via na transmissão de jogos de futebol no Rio Grande do Sul.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: