Skip to content

Quem cria nossos heróis?

08/04/2011
O quadrado mágico brasileiro na Copa de 2006. Crédito: Revista Placar

O quadrado mágico brasileiro na Copa de 2006. Crédito: Revista Placar

Rafaela Redin
rafaela_redin@yahoo.com.br

A criação de ídolos e heróis esportivos remonta desde os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga, quando os vencedores eram homenageados com estátuas. Esses heróis eram realizadores de grandes feitos, fato existente no futebol onde vencer é a meta suprema. Mas quem constrói os heróis?

Esta é a abordagem feita pela monografia de Pedro Bischoff Alencastro. “De heróis a vilões: a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006 narrada por Zero Hora” mostra, através da análise das edições do veículo no período do Mundial, como o poder da mídia constrói ou derruba ídolos. O Jornal da Copa de 2006 apresentou 32 edições – do jogo de abertura até a final. O destaque das edições é o vai e vem de ideias da ZH, já que apontado como grande favorito ao sexto título o Brasil tinha como missão vencer a soberba.

O “quadrado mágico” como esperança do time, depois do primeiro jogo era colocado como uma incógnita. Após os xingamentos da falta de entrosamento, uma vitória significativa fazia com que Ronaldo e sua falta de forma fosse novamente exaltada e pudesse contribuir na revanche contra os franceses. O time perde e voltam as críticas. Ronaldinho Gaúcho, de ídolo comparado a Pelé, se transforma em preguiçoso e sem vontade. E Parreira, então, não é apenas o maior culpado pela derrota, mas o responsável por causar um profundo desapontamento no povo brasileiro.

A questão é que com expectativas que não se consolidam há um processo de desconstrução da figura do herói. Fica a pergunta: somos nós que construímos nossos ídolos?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: