Skip to content

O turismo começa a se mexer em Porto Alegre

15/12/2010

Capital terá de explorar seus aspectos turísticos para a Copa do Mundo

Rafael Gloria
rafaeljornal@yahoo.com.br

Apesar de ser uma das secretárias municipais mais recentes, a de Turismo tem exercido papel importante em Porto Alegre e crescerá ainda mais durante os anos que antecedem a Copa do Mundo no Brasil. Tendo consciência disso, o responsável pela pasta, Luiz Fernando Moraes, participou da reunião da Câmara de Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico, fórum setorial que integra o Grupo Executivo da Copa do Mundo. O grande objetivo do encontro era apresentar a cada uma das cidades que serão sedes o relatório feito pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os tópicos versaram principalmente sobre os quesitos infraestrutura, qualificação e promoção turística.

Técnicos da FGV estiveram em Porto Alegre em novembro, quando se reuniram com as secretarias estaduais e municipais de Turismo e da Copa, com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. O objetivo era mapear os projetos e investimentos federais, estaduais, municipais e privados programados para a cidade.

Estádio Beira-Rio

Moraes também participou do encontro Inovações em Políticas Públicas de Turismo – Avanços e Desafios, No evento, divulgou-se o Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010, que mostra os índices médios de avaliação do País e dos 65 destinos indutores do turismo, em relação aos resultados do estudo feito nos anos de 2008 e 2009. A finalidade era justamente avaliar a capacidade turística desses lugares. Em relação aos índices gerais de competitividade nacional, a média dos 65 destinos pesquisados, entre os quais Porto Alegre, foi de 56 pontos, em uma escala de 1 a 100. As capitais atingiram média de 64,1 pontos, contra 61,9 da pesquisa anterior. O grupo de não capitais alcançou 50,3 pontos, superior aos 48,4% obtidos em 2009. Na série histórica, a média geral do Brasil foi de 52 pontos em 2008, subiu para 54 em 2009 e chegou a 56 este ano.

Durante o Festival de Cinema de Gramado, a Secretaria de Turismo fez do futebol sua identidade visual. O estande ocupou quatro módulos da feira. O público encontrou no espaço uma animação especial e a oportunidade de uma experiência imediata com o esporte da preferência nacional no game Pro Evolution Soccer 2010 (PES 2010) para Playstation 2.

A cidade sempre teve a alcunha de ser ligada fortemente à área cultural – o que em pesquisas recentes não procede. É provável que graças à baixa temperatura no inverno, times mais acostumados a esse ambiente possam se hospedar na Capital.

Culturalmente reconhecida

Porto Alegre não tem um perfil tão definido como São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira é conhecida por ser a cidade dos negócios, o carro-chefe econômico do País. Já o Rio é uma das cidades mais bonitas do Brasil, abençoada com vários pontos turísticos e certamente um dos municípios mais conhecidos internacionalmente. Não que essas cidades não tenham outros apelos, mas essas são duas identidades fortes e que os marqueteiros saberão explorar muito bem. O que sobra para Porto Alegre? A cidade sempre teve a alcunha de ser ligada fortemente à área cultural – o que em pesquisas recentes não procede. É provável que graças à baixa temperatura no inverno, times mais acostumados a esse ambiente possam se hospedar na Capital. Há também a forte colonização europeia – fator que pode ser decisivo na escolha dos turistas. Mas Porto Alegre tem que usar a sua cultura no futebol para atrair a atenção das pessoas. Deve usar a rivalidade Gre-Nal como diferencial, já que ambos os times também são conhecidos fora do País. O Grêmio tem dois títulos de campeão nacional ao seu nome, bem como duas Libertadores, o equivalente sul-americano da Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes, de 1983. Para não ficar atrás, o Internacional venceu o Brasileirão em três ocasiões, e dois títulos de Libertadores nos últimos quatro anos, incluindo 2010, bem como um Mundial de Clubes.

É importante também que se aposte no aspecto cosmopolita da cidade. Utilizar a influência de vários países para atrair turistas e interessados em conhecer mais a cultura gaúcha e porto-alegrense.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: