Skip to content

O pensamento de Antônio Alcoba para o jornalismo esportivo no Brasil

26/09/2010

Cerimônia de abertura da Copa 2010 - o esporte enquanto evento midiático. Foto: Veja

Cícero Aguiar
s-aguiar@ibest.com.br

O artigo desenvolvido pela professora Regina Toledo apresenta o esporte como sendo uma importante especializações no universo da comunicação,  além de permitir análises no sentido de compreender a relação entre o homem com a sua cultura. Segundo ela, para a compreensão do esporte enquanto um fenômeno midiático, é necessário estudar seu processo de massificação junto aos meios de comunicação e o impacto dessa relação na sociedade. Assim, Carmago vale-se de entrevistas e análise de textos para trazer a experiência do professor Antônio Lopez Alcoba, contando como ele influenciou a relação entre da comunicação e esporte, sendo “o precursor intelectual desses estudos no Brasil”.

Antônio Lopez Alcoba é professor da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid e jornalista esportivo. Sua carreira é fortemente ligada aos Diários Pueblo e As (importante jornal esportivo da Espanha e de maior circulação). Alcoba tem apresentado um panorama da crescente complexidade e importância do esporte na sociedade hoje, graças ao seu alto grau de participação e grande capacidade de gerar fenômenos culturais de massa.

Alcoba tem sido um grande crítico da postura de desinteresse acadêmico e falta de professores instrumentalizados para lidar com esporte nas universidades e reivindica uma formação especializada necessária para o jornalismo desportivo. Ele próprio aplica conceitos acadêmicos e critérios profissionais quando trabalha com o conceito de esporte, seu potencial de atrair as massas, a história do jornalismo esportivo, sua estrutura, fontes e outros elementos de informação, linguagem, comunicação esportiva manifestadas em diferentes formas de jornalismo.

“El deporte, por tanto, es la única fuerza universal que  logra unir a todos los seres en una relación amistosa sin prejuicios de razas, ideologías, religiones y clases  sociales, basada en la filosofía del entendimiento absoluto”. (Alcoba, 1979)

Nesta relação, há valores sócios culturais e elementos filosóficos que, segundo Alcoba devem preservados.  Para o caso brasileiro, mais precisamente, no estudo do jornalismo esportivo, o peso das ideias de Alcoba seria constatável e importante. Para desenvolver sua linha de pensamento, Camargo faz sua dissertação em três momentos. No primeiro, apresenta a trajetória histórica de Alcoba; no segundo, a influência e seus seguidores (pesquisadores brasileiros), e no terceiro um dos referenciais teóricos desenvolvido pelo autor.

Para Alcoba, a importância de um jornalista esportivo está na sua formação e preparação. Diante disso, o jornalista mostra “preocupação com a nova geração que esta querendo atuar nessa profissão e não quer estudar”. O autor ainda fomenta uma crítica relacionada à estrutura da informação esportiva que, por ser mais enxuta, não permite espaço para iniciativas literárias, e sobre o fato do espaço restante ficar à publicidade decidir o que tem que ser colocado.

A classificação de Alcoba serviu como ponto de partida para rediscussão das relações entre a comunicação e o esporte. No mundo contemporâneo, seria necessária a distinção conceitual entre o jogo e o esporte, bem como das relações deste para com o lazer, a competição e a educação.  Segundo Alcoba, “Não se trata apenas das características conceituais, dos enfoques estruturais da ação de cada um destes elementos”.

Diante desta distinção, a informação processar-se-ia em dois momentos através do enfoque do jogo ou do esporte, por sua vez, dialogando com a educação, lazer ou competição.  A comunicação que ocorre entre os que estão inseridos nestas ações seria do tipo pessoal, denominada de primária.  Assim, um esportista que mantém um diálogo com outro desportista acerca do seu treinamento estabeleceria uma relação interpessoal que não requer de muitos recursos para configurar o ato comunicativo, que acontece de maneira direta.

Desse modo, podemos entendemos que a televisão, o meio comunicacional com mais cotas de audiência e patrocínio entre as mídias, levou o esporte a todos os lugares e, através de seus recursos técnicos criou o impacto proporcionado pelas imagens geradas que trabalham no sentido de espetacularizar a ação. Mas não podemos esquecer também do papel do rádio, que, segundo a autora, desempenha uma função ímpar ao  ampliar o imaginário do ouvinte, sendo também o veículo que informa com mais rapidez. Há também os jornais e revistas, que têm a função de desenvolver matérias mais coesas e interpretativas.

O professor Antônio Lopes Alcoba explica que o esporte proporciona um tipo de formação distinta dos demais.  Neste momento, Camargo salienta que citar alguns fatores determinantes para o desenvolvimento dessa área. As matérias são compreensíveis a qualquer pessoa; o esporte serviu como elemento propagador de virtudes, condutas e normas sociais; coloca frente à frente amigos e inimigos,  mesmo em  equipes contrárias; quando os meios de comunicação começaram a divulgar as virtudes do esporte como veículo saudável.

Acrescentando a esta outra mudança significativa como a introdução das publicidades; a alteração do padrão e o vocabulário do jornalista com o aparecimento dos  esportes modernos e das novas regras e atitudes. Necessitou-se de pessoas especializadas. Desta forma, criou-se uma nova mentalidade nos jornalistas e a concorrência também se configurou como elemento importante. Por outro lado, na televisão comercial brasileira não se encontra programas especializados em esportes, como basquete, vôlei e hipismo, mas sempre mantendo o enfoque principal para o futebol: a “paixão nacional” que rende mais cotas de publicidade.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: