Skip to content

O intervalo da dupla

16/07/2010

No recesso para a Copa do Mundo, o Inter apresentou Celso Roth como seu novo técnico. Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm

Renata Lohmann
relohmann@gmail.com

Fim de férias. A África do Sul volta a ser um país distante, a seleção canarinho retorna ao posto de paixão esporádica, e a dupla Gre-Nal reassume seu espaço cativo nas páginas de esporte gaúchas. Na noite desta quarta-feira, após um mês e uma semana de treinos e amistosos, voltaram a campo pelo Brasileirão os novos times de Inter e Grêmio – o Colorado venceu fora por 3 a 0 o Guarani, enquanto o Grêmio ficou no empate em 1 a 1 dentro do Olímpico com o Vitória. Mas o que fizeram e em que mudaram vermelhos e azuis neste ínterim de um mês e uma semana?

Quando, no dia 7 de junho, o Brasileirão foi interrompido, o Inter ainda tinha Fossati no comando e não estavam integrados ao grupo os reforços de Tinga, Rennan e Sobis – que continuam sem data certa para estrear devido ao imbróglio sobre a antecipação da janela de transferências de jogadores do exterior. Após exacerbada especulação que apontou nomes como Scolari e Mano Menezes, o contestado Celso Roth foi chamado para por ordem na casa e preparar o time para as semifinais da Libertadores da América – o jogo de ida contra o São Paulo está marcado para o dia 28 deste mês, em Porto Alegre.

As experiências para afinar o time para os jogos que podem levar o Clube do Povo ao bi da América começaram com um jogo-treino contra o Lajeadense, recém-promovido à primeira divisão gaúcha. A experiência contou com a má participação do time titular em um primeiro tempo sem gols, enquanto Leandro Damião marcou duas vezes e assegurou a vitória aos reservas colorados na segunda etapa.

A segunda apresentação do Internacional de Roth se deu contra o Peñarol, em Rivera, no Uruguai. Além de jogadores e torcedores aproveitarem a oportunidade para alimentar o turismo de compras da região, o contestado Pato Abbondanzieri aproveitou para mostrar que pênaltis ele sabe defender. A partida, que terminou empatada sem gols no tempo normal, contou com cobradores pouco inspirados e três (de cinco) defesas do arqueiro Pato – que já anunciou sua aposentadoria no fim deste ano. Também em Rivera o Inter realizaria um amistoso contra o Nacional, que cancelou o evento.

Neuton (C) deixa o departamento médico e retorna ao time principal do Grêmio. Foto: Valdir Friolin/ClicRBS

Da parte gremista, os jogos-teste foram muitos mais, inclusive com uma participação desastrosa na Copa da Hora, em Florianópolis (SC). Foi uma estreia com derrota para o Coritiba, uma vitória por 3 a 0 sobre o Vasco – que se sagraria campeão do mini-torneio – e outra derrota, desta vez para o anfitrião Avaí. Assim, o técnico Silas voltaria a Porto Alegre com muitos problemas para resolver na equipe.

Antes da Copa da Hora, o Grêmio já havia ganhado por 3 a 1 do Nacional, em Rivera, e ainda empataria com o Juventude em 2 a 2 na serra, resultado positivo já que o Imortal perdia até os 43 minutos do segundo tempo. O jogo marcou a despedida do volante Lauro, do Juventude, que em suas três passagens pelo alviverde somou dezessete anos de casa e 571 jogos.

Pelo lado gremista, as contratações foram mais discretas. Uendel, lateral-esquerdo do Avaí, e o centroavante André Lima, do Fluminense, reforçam agora o grupo. Os reforços mais intensos vieram mesmo do ambulatório, que liberou Neuton, Ferdinando, Leandro e Douglas, além de Lúcio e Souza (recuperados de cirurgia voltam a treinar).

Em 2006, a pausa para a Copa da Alemanha antecipou as maiores conquistas da história do Internacional sob a tutela de Abel Braga, feito que pode ser repetido por Roth – segundo o dirigente Fernando Carvalho, o técnico foi escolhido por ter uma boa arrancada nas equipes que comanda. Naquele ano, o Grêmio terminou o Brasileirão em terceiro lugar, classificado para a Libertadores do ano seguinte.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: